Muito popular no Brasil dos anos 2000, o Orkut (extinto em 2014) deverá voltar a existir. O endereço foi reativado e agora traz uma mensagem em inglês e português do fundador da rede social original, o programador turco Orkut Büyükkökten.
+ Conheça a BeReal, rede social que quer ser o Instagram da vida real
+ Twitter agora deixa usuário se desmarcar de post; entenda
+ Instagram agora permite compartilhar trechos de músicas em mensagens; saiba como
“Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, destaca Orkut em um trecho da mensagem.
De acordo com uma reportagem do jornal Nexo, o movimento foi acompanhado também da desativação do Hello, a rede social criada pelo programador turco em 2016 e que nunca deslanchou.
Ainda de acordo com a publicação, um obstáculo para a volta do Orkut (pelo menos com esse nome) seria o fato de a marca (e suas variações) ainda serem propriedade do Google (que comprou a rede social em 2008). Orkut Büyükkökten é dono apenas do domínio “orkut.com“.